Algumas pessoas desejam que tudo esteja perfeito antes de estarem dispostas a se comprometer com qualquer coisa. O comprometimento é uma das colunas de uma boa liderança. Ninguém quer seguir um líder descompromissado.
O comprometimento começa interiormente: As pessoas gostam de quem tem compromisso nos projetos. O comprometimento com os projetos sejam pessoais ou comunitários, inspira e atrai pessoas.
A ação comprova o comprometimento: Falar é fácil, fazer é que é difícil. Esse é o dito popular, mas que contém certa verdade, pois palavras são fáceis de expressar, realizar o que foi falado é uma questão de compromisso. JOHN C. MAXWELL disse em um de seus livros; “Não há nada mais fácil do que proferir palavras, não há nada mais difícil do que vive-las dia após dia”
Oportunidades de conquistas são geradas pelo comprometimento: Jamais um líder pode se abater por causa dos obstáculos e oposições. Há momentos em que o comprometimento será o combustível que o levara em frente. Certa vez disse DAVID MACNALLY: “O comprometimento é o inimigo da resistência, pois é a promessa séria de se levantar e seguir adiante, não importa quantas vezes você tenha sido derrubado”. Se realmente almeja que valha a pena, é indispensável seu comprometimento.
Quero relatar quatro tipos de pessoas, relacionadas com comprometimento:
Pessoas fujonas; Não tem compromisso com nada e não tem nenhum tipo de objetivo.
Pessoas inconstantes; Pessoas que tem medo de ariscar e não crêem que possa alcançar seus objetivos.
Pessoas desistentes; Pessoas que quando se deparam com as dificuldades desistem de seus compromissos.
Pessoas realizadoras; Pessoas que vão até o fim não importando as conseqüências, o que lhe importa é chegar ao objetivo final, depois de definirem seu alvo pagam o preço que for para alcançar seus compromissos.
Que tipo de pessoas você é? Tem atingido suas metas? Alcançou tudo que achava ser capaz de atingir? Se sua resposta a qualquer uma dessas perguntas for negativa, o problema pode estar em seu nível de comprometimento.