É de uma importância para alguém que lidera ser uma pessoa considerada comunicativa, pois a comunicação faz parte de todas as etapas de uma liderança. É praticamente impossível liderar sem se comunicar, os grandes personagens que se destacam por uma liderança de sucesso foram grandes comunicadores.
Mesmo que você não tenha planos de governar ou liderar grandes empreendimentos, precisará desenvolver a capacidade de se comunicar bem. Para isso vejamos:
1- SIMPLICIDADE E CLAREZA DA MENSAGEM: para ser uma bom comunicador, faz-se necessário ter uma mensagem com certas qualidades: como simples e clara, uma boa mensagem não depende só de como ela é, mas sim de como ela foi falada e esclarecida.
2- OBSERVE E DIRECIONE SUA MENSAGEM: Antes de se elaborar uma mensagem deve-se observar pra quem vai à mensagem e aquém está direcionada, fazendo assim você atingirá o alvo certo e com eficiência, as pessoas acreditam em grandes comunicadores porque eles acreditam nas pessoas. Observe, estude e direcione você irá provar de novos tempos.
“Não há nada mais fácil do que proferir palavras. Não há nada mais difícil do que prender a atenção das pessoas”
3- NÃO OMITA NADA E VIVA A MENSAGEM: É aconchegante escutar uma mensagem que é falada e vivida, ou seja, quem esta pregando, estar pregando aquilo que vive, dar uma certa segurança até mesmo para o palestrante, se não estiver em sintonia com a mensagem procure pessoas de sua confiança, e pergunte-as se você tem vivido o que tem pregado, escute-as, depois corrija os erros e siga em frente, seja verdadeiro todos gostam de pessoas verdadeiras.
4- PREPARE-SE PARA TER RESPOSTAS PARA O MAIOR NUMERO DE INDAGAÇOES:
Sempre que se comunicar com as pessoas procure dar subsídios e argumentos suficientes, para que eles não tenham falta de nenhum assunto e sejam bastante esclarecidos ao assunto concernente.